O Evangelho de Jesus Segundo São Mateus
Mateus era galileu e filho de Alfeu. Ele recolhia os impostos (publicano) do povo hebreu para Herodes Antipas. Sua Repartição de Finanças era localizada em Cafarnaum, onde ele era desprezado e considerado um pária. No entanto, como era cobrador de impostos ele teria sido alfabetizado. Foi nesse cenário, que Jesus chamou Mateus para ser um dos doze apóstolos e depois de seu chamado, Mateus convidou Jesus para casa para uma festa.
Como apóstolo, Mateus seguiu Jesus, e foi uma das testemunhas da Ressurreição e Ascensão. Mateus juntamente com Maria e Tiago e outros seguidores mais próximos do Senhor, retirou-se para o Cenáculo, em Jerusalém. Tiago sucedeu a Pedro como o líder de da comunidade de Jerusalém. Fato é que os apóstolos permaneceram em Jerusalém ainda por um bom tempo, e proclamaram que Jesus de Nazaré, era o Messias prometido. Esses primeiros judeus cristãos eram chamados de nazarenos. É quase certo que Mateus pertencia a esta comunidade, pois tanto o Novo Testamento quanto o Talmude afirmaram ser isto verdade.
Por conveniência, o Evangelho de Mateus pode ser dividido em quatro seções estruturalmente distintas: Duas seções de introdução, a seção principal, que pode ser ainda dividido em cinco seções, cada uma com uma componente narrativa acompanhada de um longo discurso de Jesus e, finalmente, a seção da Paixão e Ressurreição.
- Contendo a genealogia, o nascimento e a infância de Jesus (Capítulo 1 e 2).
- Os discursos e ações de João Batista preparatórias para o ministério público de Cristo. (Capítulo 3 e 4:11)
-
- O Sermão da Montanha, a moral relativa (cap. 5, 6 e 7)
- O Discurso Missionário, a respeito da missão que Jesus deu a seus doze apóstolos. (10)
- O Discurso das Parábolas, histórias que ensinam sobre o Reino de Deus. (Capítulo 13)
- O Discurso sobre a Igreja, sobre as relações entre os discípulos. (18)
- O Discurso no Monte das Oliveiras: sobre sua segunda vinda, o julgamento das Nações e fim dos tempos. (24-25)
- O sofrimento, morte e ressurreição de Jesus, a Grande Comissão. (26-28)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Evangelho_segundo_Mateus
Nenhum comentário:
Postar um comentário