Livro bíblico de Rute



Livro de Rute é um dos livros históricos do Antigo Testamento da Bíblia: vem depois do Livro dos Juízes e antes de I Samuel , enquanto que na Bíblia Hebraica se situa entre os "Ketubim" ("Escritos") . Possui 4 capítulos onde é narrada uma história situada no período dos Juízes de Israel. O momento histórico exato não se conhece; todavia, Josefo, historiador judeu, opina que Rute é do tempo do sacerdote Eli .
Este livro da Bíblia deriva seu nome de um dos seus personagens principais, Rute (cujo nome significa "amizade"), amoabita. A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi por meio do casamento de cunhado com Boaz, em favor de sua sogra, Naomi. O apreço, a lealdade e a confiança em YHVH que Boaz, Naomi e Rute demonstraram permeiam o relato (Rute 1:8-17Rute 2:4-20Rute 3:9-13Rute 4:10).
Excetuando-se a lista genealógica (Rute 4:18-22), os eventos relatados no livro de Rute abrangem um período de cerca de 11 anos no tempo dos juízes, embora não se declare exatamente quando ocorreram.
tradição judaica atribui a Samuel a autoria deste livro e isto não discordaria da evidência interna. O fato de que o relato conclui com a genealogia de Davi sugere que o escritor estava a par do propósito de Deus com respeito a Davi. Isto se ajustaria a Samuel, pois foi ele quem ungiu a Davi para ser rei. Por isso, teria sido também apropriado que Samuel fizesse um registro dos ancestrais de Davi (I Samuel 16:1-13).
Por outro lado a Edição Pastoral da Bíblia indica que o livro foi escrito em Judá, depois do Exílio na Babilônia, na metade do séc. V AC .
A cronologia apresentada em Rute 4:18-22 foi confirmada pela genealogia de Jesus Cristo, apresentada Mateus 1, que lista Boaz, Booz pai de Rute, Rute e Obedna linhagem de ascendentes. Ademais, é inconcebível que um escritor hebreu tivesse inventado deliberadamente um ancestral materno estrangeiro para Davi, o primeiro rei da linhagem real de Judá.
O registro histórico fornece matéria de fundo que ilustra e esclarece outras partes da Bíblia. Apresenta-se de forma vívida a aplicação das leis referentes à respiga (Levítico 19:9-10Deuteronômio 24:19-22Rute 2:1-23) e ao casamento de cunhado. (Deuteronômio 25:5-10Rute 3:7-13Rute 4:1-13). Há evidência da orientação de Jeová na preservação da linhagem que levava ao Messias, bem como na escolha dos indivíduos para essa linhagem. Às mulheres israelitas casadas com um homem da tribo de Judá apresentava-se a possível perspectiva de contribuir para a linhagem terrestre do Messias (Gênesis 49:10).
Também merece destaque o fato da protagonista do livro ser uma estrangeira, e isso mostra que a salvação não tem fronteiras, e que o amor de Deus não é nacionalista, nem exclusivista[5] . No entanto devemos lembrar que Rute era etnicamente vizinha dos que a assimilaram e portanto da mesma família semítica antiga, o que pode ser considerado um proto-nacionalismo regionalista antigo entre as duas margens longitudinais do Jordão.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Rute

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