Livro Bíblico de Josué


O Livro de Josué traz a história da conquista da terra de Canaã pelos israelitas, sob a liderança de Josué, e conta como as terras foram divididas entre as doze tribos.
1. Conteúdo
O livro se divide em duas partes principais: 1) a conquista da terra de Canaã ( caps. 1—12 ); 2) a divisão da terra entre as tribos de Israel ( caps. 13—21 ). Nos caps. 22—24 aparecem os últimos tempos da vida de Josué, suas palavras de despedida e o relato da morte dele.
Na conquista da terra, os israelitas derrotaram todos os povos de Canaã e os mataram, de acordo com o mandamento de Deus. Deus lhes deu a vitória, cumprindo assim a promessa que ele havia feito a Abraão, Isaque e Jacó de que daria aos descendentes deles uma terra em que viveriam em paz e prosperidade ( 21.43-45 ).
A divisão do território situado a leste do rio Jordão entre as tribos de Rúben, Gade e Manassés do Leste já havia sido feita por Moisés ( Nm 32 ; Dt 3.12-22 ). Josué apenas precisava dividir o território situado a oeste do rio entre as outras nove tribos e meia. Para os levitas, que não receberam terras, foram dadas quarenta e oito cidades, distribuídas pelo território das doze tribos.
O livro termina com o discurso de despedida de Josué e a renovação da aliança entre Deus e o povo, em Siqúem ( 24.25-27 ).
A passagem mais conhecida é a declaração de Josué no seu discurso de despedida: “Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor ” ( 24.15 ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas