Livro Bíblico II Samuel


Narrador: Cid Moreira
Livro do Antigo Testamento

II Samuel conta a história de Israel a partir da morte de Saul (II Sam. 1-20) e o subsequente reinado de Davi, com um suplemento no final. (II Sam. 21-24). Em outras palavras, está centrado na figura de David, cuja história começa propriamente em 1Sm 16, e nas lutas dos pretendentes ao trono de Jerusalém[3] , e, abrange, com seu livro irmão (I Samuel), o período que vai desde o estabelecimento de uma monarquia formal ate o fim do reinado de Davi. Inclusive um período de guerra civil, o transporte da Arca da Aliança a Jerusalém, o relato do pecado de Davi, um cântico de ação de graças, e a promessa de Deus sobre adescendência do rei. Digno de nota é a franqueza dos escritores, que não passam por alto nem mesmo os pecados e as faltas do Rei Davi.
O ponto mais alto da sua história é a Profecia de Natã ( 2 Sm 7), em que o profeta anuncia que o trono de Jerusalém sempre será ocupado por um messias (= rei ungido) da família de Davi. É a criação da ideologia messiânica: o povo será sempre governado por um messias descendente de Davi[3] :
Cquote1.svgA tua casa, porém, e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.Cquote2.svg
— 2 Samuel 7:16:
Davi passou para a história como o modelo da autoridade política justa. Por isso, mesmo com o fim da realeza, os judeus permaneceram confiantes no ideal messiânico e ficaram à espera do messias que iria reunir o povo, defendê-lo dos inimigos e organizá-lo numa sociedade justa e fraterna. O Novo Testamento irá identificar Jesus como descendente de Davi, como o Messias esperado, que veio para reunir todos os homens e levá-los à vida plena, na justiça e fraternidade do Reino de Deus[3] .
Resumo de alguns destaques de II Samuel
  • O início do reinado de Davi ( 1:1–4:12);
  • Davi reina em Jerusalém (5:1–6:23);
  • aliança de Deus com Davi (7:1-29);
  • O domínio de Davi se estende por todo Israel (8:1–10:19);
  • O pecado de Davi contra YHVH (11:1–12:31);
  • Graves problemas na família de Davi (13:1– 18:33);
  • Os últimos dias do reinado de Davi (19:1–24:25);

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas