Jesus A História do Nascimento


Em primeiro lugar esse filme é um projeto de evangelização, um filme totalmente baseado nos principais documentos escritos sobre Jesus Cristo, foi o grande profeta, a imagem central do Cristianismo. As principais fontes de informação sobre a vida de Jesus são os quatro Evangelhos Canônicos, pertencentes ao Novo Testamento. Escritos originalmente em grego, em diferentes épocas, pelos seguidores dos discípulos Mateus, Marcos, João e Lucas.

O Evangelho de Lucas conta que aos 12 anos, Jesus viajou com os pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o Pessach, a Páscoa judaica. Quando José e Maria retornavam a Nazaré, perceberam que Jesus não estava com eles. Procuraram durante 3 dias e o encontraram no Templo, onde discutia religião com os sacerdotes. "E todos que o ouviam se admiravam com sua inteligência". Essa é a única referência à juventude de Jesus.

Jesus só volta a aparecer no Evangelho, já adulto, por volta dos 30 anos, quando foi batizado no rio Jordão por João Batista, quando reuniu seus apóstolos, nas pregação entre as massas de Jerusalém e da Galileia, além do julgamento, morte e ressurreição em Jerusalém.

Jesus, filho do carpinteiro José e de Maria, nasceu nos arredores da Palestina, provavelmente no ano 6 a.C., ao final do reinado de Herodes Antibas (que acabou em 4 a.C.), quando Roma dominava a Palestina. A diferença entre o nascimento "real" de Jesus e o ano zero do calendário cristão se deve a um erro de cálculo, quando a Igreja resolveu reformular o calendário, no século VI. No Evangelho de Lucas, o anjo Gabriel apareceu na casa de Maria, em Nazaré, e anunciou que ela daria a luz a um futuro rei, e que o "Filho de Deus" se chamaria Jesus. Maria era prometida a José, e o anjo anunciou que o filho seria concebido pelo Espírito Santo.

Segundo o evangelho de Lucas, Jesus nasceu em Belém porque na época, o imperador Augusto obrigou seus súditos a se registrar no primeiro censo do império, dessa forma todos deveriam retornar à cidade de origem para se alistar. Como a família de José era de Belém, ele voltou para sua cidade, levando Maria já grávida. Jesus nasceu em Belém pouco tempo depois, numa manjedoura. No relato de Mateus, José soube em sonho que Maria daria a luz a um menino concebido pelo Espírito Santo. Quando Jesus nasceu, os reis magos, seguiram uma estrela que os conduziu à Belém.

Jesus é levado pela família para o Egito, em seguida vai morar em Nazaré, na Galileia, onde é criado. Essa fuga para o Egito, segundo relata Mateus, foi para escapar de uma sentença de morte impetrada por Herodes, que ao saber do nascimento do "Filho de Deus", manda matar todos os bebês de até 2 anos, nascidos em Belém. Esse filme aborda várias situações da vida , seus sermões, milagres, curas e pregações, desde quando ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. 
Um projeto de amor e vida, através de pessoas que amam ao seu próximo e passa pra frente o que Cristo nos deixou “ide e pregue o evangelho a toda criatura", sem fins lucrativos. 
Espero que sua vida seja transformada e abençoada através desse filme.


https://www.youtube.com/watch?v=kf9QnaAUu3c

Curso Básico de Viagem Astral

Autor: Saulo Calderon

Projeção da consciência (PC) = experiência fora-do-corpo (EFC) = “saída” da consciência do corpo humano = experiência fora-do-corpo (do inglês out-of-body experience) = Desdobramento = Arrebatamento = Viagem fora do corpo

====================================================
Olá.

A você que está iniciando a jornada nos estudos espirituais e mesmo que você já tenha uma base, esse curso lhe será muito importante. 
Aqui foram colocados com carinho conhecimentos e vivências sobre o mundo espiritual, dicas de autores sérios, de sites, de livros importantes e informações gerais sobre multi-dimensionalidade.
O curso é voltado ao aprendizado de forma simples, com termos de fácil acesso, com o objetivo de levar conhecimento a quem precise, independente de credo, religião, posição social ,situação intelectual ou condição financeira pois, o curso é gratuito.

Que adentremos com a mente aberta para juntos aprendermos um pouco mais e lapidarmos conhecimentos, garimpando dentro da gente o homem bom, o lado bom de nós, seres humanos.

Muita paz na sua Jornada espiritual. Equipe IVA.
====================================================

Relatos bíblicos

Na Bíblia é possível encontrar passagens que são interpretadas como saídas do corpo por muitos dos escritores sobre projeção da consciência:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_da_consci%C3%AAncia

Parte 1 de 13 - Introdução



Parte 2 de 13 - Energias, Chacras e Cordão de Prata



Parte 3 de 13Sintomas da Projeção



Parte 4 de 13Medo e Ansiedade





Visite o site http://www.viagemastral.com/site/

GVA - Grupo Viagem Astral
Espiritualidade com Simplicidade

Estão disponíveis (gratuíto) Cursos de Viagem Astral Iniciante, Intermediário e Avançado.

Doutrina Espirita para Principiantes


1. A doutrina espírita, 2. A codificação, 3. Deus, 4. Imortalidade da alma, 5. Reencarnação, 6. Leis morais e aspectos diversos, 7. Mediunidade e 8. Obsessão e passes.

Apometria por Aline Berberick em GEC - Grupo Espiritualista Consciência

Palestrante: Aline Berberick
GEC – Grupo Espiritualista Consciência 

Rua Bom Pastor 484. Tijuca Rio de Janeiro

Email: geconlinecontato@gmail.com

Divaldo P Franco: CASOS MAIS ENGRAÇADOS De Divaldo Franco!





Divaldo Pereira Franco, mais conhecido como Divaldo Franco ou simplesmente Divaldo (Feira de Santana5 de maio de 1927) é um professormédiumfilantropo e orador espírita brasileiro.
Divaldo é um verdadeiro "apóstolo do Espiritismo", com mais de cinquenta anos devotados à mediunidade e a caridade, e mais de sessenta como um importante orador espírita. Dos seus oitenta e nove anos, sessenta e nove foram devotados à causa espírita e às crianças excluídas, das periferias de Salvador, na Bahia. Para este último fim fundou, em 15 de agosto de 1952, junto com Nilson de Souza Pereira, a instituição de caridade Mansão do Caminho, que ajuda diariamente cerca de seis mil pessoas e abriga mais de três mil, centenas delas registradas como filhos do médium. Os direitos autorais de seus mais de 250 livros psicografados, que já venderam mais de oito milhões de exemplares, foram doados em cartório para esta e outras instituições filantrópicas.

Ainda que tenha uma alta produção e vendagem de livros psicografados, e realize um grande trabalho filantrópico, é como conferencista e missionário do Espiritismo no exterior que ele é mais conhecido. Representado como peregrino ou o "Paulo de Tarso do Espiritismo", Divaldo já percorreu mais de 50 países divulgando a doutrina em palestras de ampla publicidade.

Atividades como Orador


Mais de 11 mil conferências proferidas no Brasil e no exterior percorrendo mais de 62 países.
  • América: Esteve em 18 países, em mais de 119 cidades, onde realizou mais de 10.000 palestras, concedeu mais de 180 entrevistas de rádio e TV para cerca de 113 emissoras, inclusive por 3 vezes na Voz da América, a maior cadeia de rádio do continente. Recebeu cerca de 50 homenagens de vários países, destacando-se o honorífico título de Doutor Honoris Causa em Humanidades, concedido pela Universidade de Concórdia em Montreal, no Canadá, em 1991. Por 3 vezes fez palestras na ONU, no departamento de Washington e fez conferências em mais de 12 universidades do continente.
  • Europa: Esteve em mais de 20 países, em mais de 80 cidades, onde realizou mais de 500 palestras, concedeu mais de 50 entrevistas de rádio e TV para cerca de 40 emissoras, tendo recebido homenagens de vários países; fez conferência em cerca de 10 universidades europeias e, por 2 vezes, na ONU, departamento de Viena.
  • África: Esteve em mais de 5 países, em 25 cidades, realizando 150 palestras, concedeu mais de 12 entrevistas de rádio e TV, em 11 emissoras; recebeu 4 homenagens.
  • Ásia: Esteve em mais de 5 países, em 10 cidades, realizando mais de 12 palestras.
Em 31 de agosto de 2000, a convite da ONU, participou do Primeiro Encontro Mundial da Paz, reunião de cúpula com líderes religiosos de expressão internacional para se discutir e formular proposta de paz.
É considerado um dos maiores divulgadores do espiritismo no Brasil e no exterior. Na península ibérica se destacou pela assistência ao movimento espírita português e espanhol durante a ditadura fascista de ambos os países.

Mansão do Caminho


O Centro Espírita Caminho da Redenção administra, dentre outros, os seguintes órgãos assistenciais:
  • Mansão do Caminho (semi-internato para crianças e jovens carentes), fundado em 15 de agosto de 1952;
  • A Manjedoura (creche para crianças carentes de 2 meses a 3 anos de idade) ;
  • Escola Jesus Cristo (ensino fundamental), fundada em março de 1950;
  • Escola Allan Kardec (ensino fundamental), fundada em 1965;
  • Escola de Informática;
  • Escola de Educação Infantil Alvorada Nova, fundada em fevereiro de 1971 com o nome de Esperança;
  • Escola de Evangelização Nise Moacyr (evangelização espírita para público infantil);
  • Juventude Espírita Nina Arueira (evangelização e ensino espírita para o público jovem);
  • Caravana Auta de Souza (auxilia idosos e pessoas inválidas portadoras de doenças irrecuperáveis e degenerativas);Casa da Cordialidade (assiste a famílias carentes);
  • Centro de Saúde J. Carneiro de Campos;
  • Grupo Lygia Banhos (esclarecimento e consolo a comunidades carentes);
  • Livraria Espírita Alvorada Editora (LEAL- editora e gráfica).

Títulos e prêmios


Divaldo tem recebido inúmeras homenagens, ao longo de sua vida. Destacam-se, entre estas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Divaldo_Pereira_Franco

Robson Pinheiro: Viagem fora do corpo

Bibliografia:
Robson Pinheiro cresceu na região do vale do Rio Doce onde teve as suas primeiras experiências mediúnicas ainda na adolescência.
De formação protestante, veio a conhecer a Doutrina Espírita por orientação de companheiros espirituais, tendo ingressado no movimento espírita em 1978, no Grupo Espírita da Caridade, em Ipatinga.
Transferiu-se mais tarde para Belo Horizonte, em cuja região metropolitana teve oportunidade de contribuir para a constituição de diversas casas espíritas.
Fundou ainda a editora "Casa dos Espíritos", órgão independente da divulgação doutrinária e o "Núcleo de Expansão da Consciência", responsável pela divulgação da doutrina através de cursos, seminários, vídeos, jornais, livros, revistas e pela promoção de peças teatrais espíritas.
Atualmente atua na Sociedade Espírita Everilda Batista, que ajudou a fundar, e onde desenvolve atividades mediúnicas e sociais.

WANDERLEY OLIVEIRA: PRAZER DE VIVER

1ª Parte:

Palestrante: Wanderley Oliveira
Seminario ocorrido no Centro Espirita Joanna de Angelis 
em Garanhuns-PE

Wanderley Oliveira é terapeuta e escritor. especialista em autoconhecimento e educação emocional . Seu grande ideal é trabalhar por um mundo melhor orientando as pessoas a viverem com mais saúde emocional e espiritualidade. 

2ª Parte:

3ª Parte:

4ª Parte:

5ª Parte:

Wanderley Oliveira: Escutando os sentimentos - da abundância do coração fala a boca



Palestrante: Wanderley Oliveira

Universidade do Espírito apresenta 
3º Humanizar - DF : Encontro de Espiritismo e Humanização de Brasília
realizado no Auditório Victorio Lanza / ABMES
Torre do Shopping Pátio Brasil 5º andar

Tema: A Arte de Bendizer para Humanizar

Edgard Armond: Os Exilados de Capela

1ª Parte

Livro: Os Exilados de Capela
Autor: Edgard Armond

Os Exilados da Capela é um livro de 1949, de autoria de Edgard Armond, que foi secretário-geral da Federação Espírita do Estado de São Paulo.
A obra faz parte de uma trilogia que pretende descrever "História Espiritual da Humanidade", da qual fazem parte ainda os títulos "Na Cortina do Tempo" e "Almas Afins".
Nos "Exilados" o autor pressupõe a existência de uma civilização muito desenvolvida, moral e intelectualmente, que habita o quarto planeta em órbita de Capella, estrela da constelação do Cocheiro
Um grupo de capelinos não teria correspondido à evolução moral dessa civilização e seus espíritos teriam sido banidos para o planeta Terra há cerca de 5.000 anos, dando início à jornada civilizacional humana por meio de sucessivas encarnações.
Devido ao alto grau de conhecimentos que possuíam, se destacaram na matemáticaastronomiaarquiteturaagricultura e navegação, deixando obras como as pirâmides do Egito, os jardins suspensos da Babilônia e as edificações maias e astecas, entre outras.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Exilados_da_Capela

2ª Parte


3ª Parte


Emmanuel : O Consolador

1ª Parte

Livro: O Consolador
Autor: Espírito Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier

Este livro, na forma de perguntas e respostas, é dividido em três partes correspondentes ao tríplice aspecto da Doutrina Espírita - Ciência, Filosofia e Religião. Sob essas diretrizes aborda vários temas relacionados com a Biologia, Física, Sociologia, Química, Psicologia e Filosofia.


2 ª Parte




EMMANUEL :  50 Anos Depois



Livro: Cinquenta Anos Depois
Autor: Espírito Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier.

Cinquenta Anos Depois é uma obra mediúnica psicografado pelo médium mineiro Chico Xavier, ditada pelo espírito Emmanuel, publicada pela Federação Espírita Brasileira em 1940. É o segundo romance mediúnico de Emmanuel, relatando sua reencarnação seguinte à de Publius Lentulus, do livro Há Dois Mil Anos. Em Cinquenta Anos Depois Emmanuel é o escravo judeu convertido ao cristianismo chamado Nestório, mas o romance tem como personagem principal a vida de Célia Lucius, nobre romana convertida ao cristianismo, que suporta as mais duras provas durante sua existência, tendo como pano de fundo as mudanças culturais e religiosas em Roma e seus impactos na sociedade.
https://www.youtube.com/watch?v=oYnrnUrICwM


Cinquenta Anos Depois é uma obra mediúnica psicografado pelo médium mineiro Chico Xavier, ditada pelo espírito Emmanuel, publicada pela Federação Espírita Brasileira em 1940. É o segundo romance mediúnico de Emmanuel, relatando sua reencarnação seguinte à de Publius Lentulus, do livro Há Dois Mil Anos. Em Cinquenta Anos Depois, Emmanuel é o escravo judeu convertido ao cristianismo chamado Nestório, mas o romance tem como personagem principal a vida de Célia Lucius, nobre romana convertida ao cristianismo, que suporta as mais duras provas durante sua existência, tendo como pano de fundo as mudanças culturais e religiosas em Roma e seus impactos na sociedade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinquenta_Anos_Depois

Emmanuel : Há Dois Mil Anos


1ª Parte
Livro: Há Dois Mil Anos
Autor: Espírito Emmanuel
Médium: Francisco Cândido Xavier

Há Dois Mil Anos é um romance espírita psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier com autoria atribuída ao espírito Emmanuel e foi publicado no ano de 1939 pela Federação Espírita Brasileira. Com o sub-título de Episódios da História do Cristianismo no Século I, a obra narra os principais fatos da vida do orgulhoso senador romano Públio Lentulus (que teria sido uma das encarnações do autor espiritual), entre os quais estão o encontro com Jesus, o milagre da cura, pelo Divino Mestre, da filha que contraíra lepra e a conversão da esposa, Lívia, ao cristianismo.
Como é bastante comum em romances espíritas, a história de Há Dois Mil Anos se configura em um exemplo para os homens. A partir dos equívocos do personagem, a história mostra como as más inclinações humanas atrapalham a evolução espiritual. Os episódios da vida de Públio Lentulus são narrados de modo a destacar todas as atitudes erradas que o senador tomou e suas terríveis consequências. A narrativa fala, sobretudo sobre vingança, orgulho e lei de causa e efeito (princípio espírita segundo o qual todas as ações humanas acarretam consequências consonantes para quem as pratica).O início do livro retrata o cotidiano, a personalidade, o tipo de vida que leva Lentulus, sua grande amizade com Flamínio Severus (outro patrício romano cuja história está intimamente ligada a do personagem central), além de descrever os membros da família do romano. O enredo principal da trama é a forma cruel e soberba pela qual o senador adquire um escravo, decisão que causa uma reviravolta em sua vida e cujos desdobramentos culminam no clímax da obra. Logo após, a história segue contando como ao se deixar levar pelo orgulho da posição de poder que tem e da sua descendência patrícia, o senador é enredado por uma trama criminosa que gera danos irreversíveis para a sua família e seu casamento.
https://www.youtube.com/watch?v=MUxPsfqi0LU

2ª Parte

Há Dois Mil Anos é um romance espírita psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier com autoria atribuída ao espírito Emmanuel e foi publicado no ano de 1939 pela Federação Espírita Brasileira. Com o sub-título de Episódios da História do Cristianismo no Século I, a obra narra os principais fatos da vida do orgulhoso senador romano Públio Lentulus (que teria sido uma das encarnações do autor espiritual), entre os quais estão o encontro com Jesus, o milagre da cura, pelo Divino Mestre, da filha que contraíra lepra e a conversão da esposa, Lívia, ao cristianismo.
Há Dois Mil Anos está incluído entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX segundo pesquisa realizada em 1999 pela Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura.
Como é bastante comum em romances espíritas, a história de Há Dois Mil Anos se configura em um exemplo para os homens. A partir dos equívocos do personagem, a história mostra como as más inclinações humanas atrapalham a evolução espiritual. Os episódios da vida de Públio Lentulus são narrados de modo a destacar todas as atitudes erradas que o senador tomou e suas terríveis consequências. A narrativa fala, sobretudo sobre vingança, orgulho e lei de causa e efeito (princípio espírita segundo o qual todas as ações humanas acarretam consequências consonantes para quem as pratica).
O início do livro retrata o cotidiano, a personalidade, o tipo de vida que leva Lentulus, sua grande amizade com Flamínio Severus (outro patrício romano cuja história está intimamente ligada a do personagem central), além de descrever os membros da família do romano. O enredo principal da trama é a forma cruel e soberba pela qual o senador adquire um escravo, decisão que causa uma reviravolta em sua vida e cujos desdobramentos culminam no clímax da obra. Logo após, a história segue contando como ao se deixar levar pelo orgulho da posição de poder que tem e da sua descendência patrícia, o senador é enredado por uma trama criminosa que gera danos irreversíveis para a sua família e seu casamento.
A obra se divide em duas partes e vinte capítulos.
  • Primeira parte:
    • I. Dois amigos
    • II. Um escravo
    • III. Em casa de Pilatos
    • IV. Na Galileia
    • V. O Messias de Nazaré
    • VI. O rapto
    • VII. As pregações do Tiberíades
    • VIII. No grande dia do Calvário
    • IX. A calúnia vitoriosa
    • X. O Apóstolo da Samaria
  • Segunda parte:
    • I. A morte de Flamínio
    • II. Sombras e núpcias
    • III. Planos da treva
    • IV. Tragédias e esperanças
    • V. Nas catacumbas da fé e no circo do martírio
    • VI. Alvoradas do Reino do Senhor
    • VII. Teias do infortúnio
    • VIII. Na destruição de Jerusalém
    • IX. Lembranças amargas
    • X. Nos derradeiros minutos de Pompeia
https://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A1_Dois_Mil_Anos

Arquivo N - Especial Chico Xavier - Globo News



Divaldo P Franco:  Desencarnes Coletivos No Mundo , Brasil, Transição Planetária


Palestrante: Divaldo Pereira Franco

"Suicídio é um ato covarde. È uma pessoa sumamente egoísta. Porque com o seu ato vai ferir aos que ficaram. É um ato de terrível rebeldia e ingratidão.
O que acontece com o suicida:
Suicida sofre muito. 1) Despertam e não morreram. Não se viram livres do problema. 2) Adicionam a forma de como suicidaram aos seus dramas morais. Vamos supor que eu me atire sobre as rodas de um trem ocorre o esmagamente, ocorre a morte física. E durante anos eu irei experimentar o trem esmigalhando o meu corpo. 3) Podemos ajudar o suicida orando. 4) Etc.

O autista de hoje é o suicida de ontem."

Materialização de Espíritos



Expositor: Gerson Simões Monteiro

INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DO BRASIL - ICEB - CICLO DE ESTUDOS 2014.
Local: Rua Ibituruna, 53, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, Brasil.
Data: 05/07/2014.
Realização: Instituto de Cultura Espírita do Brasil.
Produção: TVICEB - tviceb.com

Biografia - Vida e Obra do Espírito Emmanuel

Emmanuel é o nome dado pelo médium espírita brasileiro Chico Xavier ao espírito a que atribui a autoria de boa parte de suas obras psicografadas. Esse espírito era apontado por Chico Xavier como seu orientador espiritual.
Há também um livro homônimo de Chico Xavier que leva a assinatura de Emmanuel, publicado em 1938.
A obra mediúnica atribuída a Emmanuel é composta por dezenas de livros, muitos deles traduzidos para diversos idiomas. São romances históricos, livros de aconselhamento espiritual, obras de exegese bíblica, etc.
Um espírito, que se identifica como "Emmanuel", assina uma mensagem ditada em Paris em 1861, intitulada "O Egoísmo", publicada no item 11 do capítulo XI do Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, cuja primeira edição veio a público em abril de 1864. Quando indagado se Emmanuel era o mesmo espírito que assinou esta mensagem, o médium Francisco Cândido Xavier afirmou: "Creio que sim. Conservo para mim a certeza de que ele, Emmanuel, terá participado da equipe que colaborou na estrutura da codificação da Doutrina Espírita. A mensagem intitulada 'O Egoísmo', (…) em que se faz referência a Pilatos, é de autoria do nosso benfeitor espiritual, não tenho dúvidas a este respeito".[1]
No dia 10 de julho de 1927, na fazenda da senhora Carmem Perácio, enquanto rezavam, Carmem ouviu uma voz de um espírito que se identificou como "Emmanuel - amigo espiritual de Chico", onde logo após o viu como "um jovem imponente, com vestes sacerdotais e aura brilhante".[2]

Encarnações

Entre as encarnações de Emmanuel conhecidas do público estão as seguintes, todas relacionadas na obra Deus conosco:
  • A 1ª encarnação de Emmanuel conhecida na Terra data do século IX a.C.. Seu nome era Simas, grão-sacerdote do templo de Amon-Rá na antiga cidade egípcia de Tebas. Foi reitor da escola de Tânis e pai da futura rainha Samura-Mat (Semíramis), do império da Assíria, da Babilônia, do Sumér e do Akad. A sua história se encontra no livro "Semíramis: a rainha da Assíria, da Babilônia e do Súmer", por Camilo Rodrigues Chaves.[7]
  • a 2ª encarnação se refere ao cônsul romano Publius Lentulus Cornelius Sura, contemporâneo de Júlio César bem como amigo de Sulla e Cícero condenado à morte no ano 63 a.C. [8]
  • a 3ª se refere a Publius Lentulus Cornelius, um senador romano e bisneto do anterior Publius Lentulus Cornelius Sura. Viveu à época do Cristo, de acordo com declarações do médium mineiro. De 24 de outubro de 1938 a9 de fevereiro de 1939, Emmanuel transmitiu ao médium as suas impressões, revelando-nos o orgulhoso patrício romano Públio Lentulus Cornelius no romance "Há dois mil anos". Públio lutou pela sua Roma, não admitindo a corrupção e demonstrando integridade de caráter. Sofreu ao mesmo tempo durante anos a suspeita de ter sido traído pela esposa a quem tanto amava, Lívia. Teve a oportunidade de se encontrar pessoalmente com Jesus, mas entre a opção de ser servo de Jesus ou servo do mundo, optou pela última. Desencarnou na cidade de Pompeia no ano 79 da nossa era vitimado pelas cinzas do Vesúvio, cego e já voltado aos princípios de Jesus.
  • a 4ª se refere ao escravo Nestório. Na obra "Cinquenta Anos Depois", o personagem renasce em Éfeso no ano 131 com o nome de Nestório. De origem judaica, é escravizado por romanos que o conduzem ao país de sua anterior existência. Nos seus 45 anos presumíveis, mostra em seu porte um orgulho silencioso e inconformado. Apartado do filho, que também fora escravizado, volta a encontrá-lo durante uma pregação nas catacumbasonde tinha a responsabilidade da palavra. Cristão desde a infância, é preso e, por manter-se fiel a Jesus, é condenado à morte. Com os demais, ante o martírio, canta, de olhos postos no Céu e, no mundo espiritual, é recebido pelo seu amor de outrora, Lívia.
  • a 5ª se refere a Basílio, romano filho de escravos gregos que nasceu em Chipre como liberto no ano 233. Casou-se com a escrava Júnia Glaura e teve uma filha, porém ambas morreram precocemente. Posteriormente, adotou para si uma criança abandonada numa cesta, que mais tarde recebeu o nome de Lívia (há uma hipótese de que esta teria sido uma das reencarnações de Francisco Cândido Xavier, de acordo com informações de Arnaldo Rocha - amigo de longa data de Chico - onde afirma que o médium lhe deu esta informação[9]), vivendo com ela até o fim de seus dias, onde fora torturado e morto. Mais detalhes são revelados no livro "Ave Cristo", pela psicografia de Francisco Cândido Xavier.[10]
  • a 6ª se refere a São Remígio, bispo de Remis. Nasceu no ano 439, em Lyon. De família nobre e religiosa, considerado o maior orador sacro do reino dos francos pela sua especialidade em retórica. Considerado também o apóstolo dos pagãos, nas Gálias, era conhecido pela sua pureza de espírito bem como pelo seu profundo amor a Deus e ao próximo. Desencarnou em janeiro de 535, aos 96 anos.[11]
  • a 7ª se refere ao padre Manuel da Nóbrega. De acordo com Francisco Cândido Xavier, em participação no programa "Pinga Fogo" da extinta TV Tupi, em 1971,[12] Emmanuel teria sido, nesta encarnação, o padre português Manuel da Nóbrega. O deputado Freitas Nobre teria declarado na noite de 27 de julho de 1971 em programa na mesma rede de televisão que, ao escrever um livro sobre o padre José de Anchieta, teve oportunidade de encontrar e fotografar uma assinatura de Manoel da Nóbrega, como "E. Manuel". De acordo com o seu entendimento, o "E" inicial se deveria à abreviatura de "Ermano", o que, ainda de acordo com o seu entendimento, autorizaria a que o nome fosse grafado Emanuel, um "M" apenas e pronunciado com acentuação oxítona.[13]
  • a 8ª se refere ao Padre Damiano, nascido em 1613 na Espanha. Residiu em Ávila, Castela-a-Velha, onde oficiou na Igreja de São Vicente. Desencarnou em idade avançada no Presbitério de São Jaques do Passo Alto, no burgo de São Marcelo, em Paris. Alguns detalhes desta encarnação constam no livro Renúncia, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier.
  • a 9ª se refere a Jean Jacques Turville, nascido no século XVIII na França. Foi educador da nobreza e prelado católico romano no período anterior à Revolução Francesa, vivendo no norte da França. Fugiu à ferocidade revolucionária indo para a Espanha, onde viveu até a morte.[14]
  • a 10ª se refere ao Padre Amaro, um humilde sacerdote católico que viveu entre os séculos XIX e XX. Viveu no estado brasileiro do Pará. Posteriormente foi ao Rio de Janeiro, onde se dedicou à pregação do Evangelho de Jesus, tendo inclusive tido contato comBezerra de Menezes.[14] Há uma mensagem psicografada por Chico intitulada "Sacerdote católico que fui", na qual Emmanuel descreve com detalhes o processo de sua desencarnação nesta existência.[15]

No ano de 1931 ocorreu o primeiro contato de ambos, no momento em que Chico esteve à sombra de uma árvore, à beira de uma represa, no momento em que orava. Neste momento, viu uma cruz luminosa, percebendo a figura de um senhor que vestia uma túnica sacerdotal. Ocorreu então o famoso diálogo entre Chico e Emmanuel [3]:

Visitas