O que é Umbral?



O Dr. Sérgio Felipe de Oliveira é médico neurocientista, coordenador/professor da USP e responsável pela Universidade Internacional de Ciência do Espírito - Uniespírito (http://www.uniespirito.com.br/).

Divaldo P Franco:  Responsabilidade no trabalho mediúnico


Divaldo fala sobre psicografia, comportamento do médium em uma reunião mediúnica, e a responsabilidade do médium.

Reunião Mediúnica - Respostas



Divaldo P Franco:        Atendimento simultâneo durante a reunião mediúnica

Devem ser realizados atendimentos simultâneos nas sessões mediúnicas de modo a atender o maior número de espíritos?

Suely:                             O que fazer quando não se pode comparecer na reunião?

Devemos ir a reunião mediúnica quando estamos desanimados ou doentes?



Raul Teixeira:                Reuniões Mediúnicas Públicas

É certo fazer reuniões mediúnicas públicas?

O Livro dos Médiuns



O Livro dos Médiuns é um livro espírita francês, autoria de Allan Kardec e foi publicado em Paris em janeiro de 1861. É uma das obras básicas do espiritismo.
Versa sobre o caráter experimental e investigativo da doutrina espírita, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.

História

As primeiras investigações de Kardec tinham por foco um fenômeno bastante comum em meados do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos: o das chamadas mesas girantes ou dança das mesas, em que certa quantidade de pessoas se reuniam em torno de mesas para se entreter com deslocamentos insólitos e aparentemente involuntários realizados por esses móveis. Apesar do nome, era comum, segundo diversos relatos da época, a ocorrência de fenômenos semelhantes com objetos variados.
Após dois anos de investigação, Kardec se viu particularmente convencido da hipótese mediúnica como a forma mais consistente de explicar certas ocorrências de movimentação espontânea de objetos. Isso porque, para além dos simples deslocamentos aleatórios, perfeitamente atribuíveis a causas naturais, Kardec catalogou o que denominava manifestações inteligentes, ou seja, movimentos que recorriam a sistemas simbólicos para estabelecer um canal de comunicação com um entrevistador. Alguém fazia uma pergunta e estabelecia critérios como "uma batida para sim, duas para não", e, em certos casos, um interrogatório feito à exaustão obtinha sucessivas respostas corretas. Com o tempo esse método de comunicação foi sendo depurado, passando pelo uso de um lápis amarrado a um cesto em cuja borda um ou mais médiuns colocavam seus dedos, até chegar à moderna técnica dapsicografia.
Assim, Kardec se empenhou em fazer um estudo analítico das diversas modalidades de comunicação estabelecidas entre homens e espíritos, que resultou em O Livro dos Médiuns.
https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Livro_dos_M%C3%A9diuns
=================================================================================
Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon3 de outubro de 1804 — Paris31 de março de 1869) foi um influente educador, autor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec,1 notabilizou-se como o codificadornota 1 doEspiritismo (neologismo por ele criado), também denominado de Doutrina Espírita. Foi discípulo do reformador educacional Johann Heinrich Pestalozzi e um dos pioneiros na pesquisa científica sobre fenômenos paranormais(mais notoriamente a mediunidade), assuntos que antes costumavam ser considerados inadequados para uma investigação do tipo.
Adotou o seu pseudônimo para uma diferenciação da Codificação Espírita em relação aos seus anteriores trabalhos pedagógicos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Allan_Kardec

Visitas