Divaldo P. Franco: A Série Psicológica de Joanna de Ângelis


Joanna de Ângelis é a guia espiritual do médium espírita brasileiro Divaldo Franco, entidade à qual é atribuída a autoria da maior parte das suas obras psicografadas.
A obra mediúnica de Joanna de Ângelis é composta por dezenas de livros, muitos deles traduzidos para diversos idiomas, versando sobre temas existenciais, filosóficos, religiosos, psicológicos e transcendentais.
Dentre as suas obras destacam-se as da Série Psicológica, composta por mais de uma dezena de livros, nos quais a entidade estabalece uma ponte entre a Doutrina Espírita e as modernas correntes da Psicologia, em especial a transpessoal e junguiana.

Principais obras

Dentre os livros psicografados por Divaldo Franco, que trazem a assinatura de Joanna de Ângelis, sobressaem:
  • Messe de Amor - 1964 (mensagens, dedicadas ao centenário de O Evangelho Segundo o Espiritismo)
  • Dimensões da Verdade - 1965 (conceitos evangélicos e doutrinários)
  • Leis Morais da Vida - 1976 (análises sobre as Leis Divinas)
Da sua Série Psicológica:
  • Jesus e Atualidade- 1989
  • O Homem Integral- 1990
  • Plenitude - 1991
  • Momentos de Saúde e Consciência - 1992
  • O Ser Consciente- 1993
  • Autodescobrimento: Uma Busca Interior - 1995
  • Desperte e seja feliz- 1996
  • Vida: Desafios e Soluções - 1997
  • Amor, imbatível amor- 1998
  • O Despertar do Espírito- 2000
  • Jesus e o evangelho a luz da psicologia profunda- 2000
  • Triunfo Pessoal - 2002
  • Conflitos Existenciais - 2005
  • Encontro com a paz e a Saúde - 2007
  • Em Busca da Verdade - 2009
  • Psicologia da Gratidão - 2011
https://pt.wikipedia.org/wiki/Joanna_de_%C3%82ngelis

Divaldo P. Franco:    A Atividade na Casa Espírita


Palestra de Divaldo Franco na Federação Espírita do Paraná sobre A Atividade na Casa Espírita. 

"O Centro Espírita é o forte colocado na terra desértica, para poder servir de fronteira entre a ignorância e o esclarecimento."

"Estudar é uma necessidade para o Espiritismo."

"Através do estudo se espanca as trevas da ignorância."

"Proposta de Joanna de Ângelis para o Centro Espírita:   

Espiritizar, Qualificar e Humanizar."

PROGRAMA ELUCIDAÇÕES ESPIRITAS

Programa 4
Dúvidas, perguntas, respostas
Apresentador: Mauro Morais
Entrevistada: Nísia Anália, Professora e Escritora, do Grupo Espírita Paulo de Tarso, possui 8 livros publicados. 
Tema: "Educação Espírita Infantil".

Reunião Mediúnica



Palestra Realizada no Centro Espírita Manoel Felipe Santiago, http://www.cemfs.org.br , em ocasião da XII Feira do Livro Espírita no dia 28 de abril de 2011, pela expositora Ronaldo Jung.

Divaldo P Franco: Reencarnação na Bíblia


Ressurreição e Reencarnação
1 -- E veio Jesus para os lados de Cesaréia de Felipe, e interrogou seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que é o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem que é João Batista, mas outros que é Elias, e outros que Jeremias ou algum dos Profetas. Disse-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que sou eu? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, filho do Deus vivo. E respondendo Jesus, lhe disse: Bem aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que te revelaram isso, mas sim meu Pai, que está nos Céus". (Mateus, XVI: 13-17)
2 -- E chegou a Herodes, o Tetrarca notícia de tudo o que Jesus obrava, e ficou como suspenso, porque diziam uns: É João que ressurgiu dos mortos; e outros: É Elias que apareceu; e outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou. Então disse Herodes: Eu mandei degolar a João; quem é, pois, este, de quem ouço semelhantes coisas? E buscava ocasião de o ver. (Marcos, VI: 14-15; Lucas, IX: 7-9)
3 -- (Após a transfiguração). E os discípulos lhe perguntaram, dizendo: Pois por que dizem os escribas que importa vir Elias primeiro? Mas ele, respondendo, lhes disse: Elias certamente há de vir, e restabelecerá todas as coisas: digo-vos, porém, que Elias já veio, e eles não o conheceram, antes fizeram dele quanto quiseram. Assim também o Filho do Homem há de padecer às suas mãos. Então compreenderam os discípulos que de João Batista é que ele lhes falara. (Mateus, XVII: 10-13; Marcos, XVIII: 10-12)
4 -- A reencarnação fazia parte dos dogmas judeus, sob o nome de ressurreição. Somente os saduceus, que pensavam que tudo acabava com a morte, não acreditavam nela. As idéias dos judeus sobre essa questão, como sobre muitas outras, não estavam claramente definidas. Porque só tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo. Eles acreditavam que um homem podia reviver, sem terem uma idéia precisa da maneira por que isso se daria, e designavam pela palavra ressurreição o que o Espiritismo chama, mais justamente, de reencarnação. Com efeito, a ressurreição supõe o retorno à vida do próprio cadáver, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já estão há muito dispersos e consumidos. A reencarnação é à volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas num outro corpo, novamente constituído, e que nada tem a ver com o antigo. A palavra ressurreição podia, assim, aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos demais profetas. Se, portanto, segundo sua crença, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João tinha sido visto criança e seus pais eram conhecidos. João podia ser, pois, Elias reencarnado, mas não ressuscitado.
5 -- E havia um homem dentre os fariseus, por nome Nicodemos, senador dos judeus. Este, uma noite, veio buscar a Jesus, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és mestre, vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes milagres, que tu fazes, se Deus não estiver com ele. Jesus respondeu e lhe disse: Na verdade, na verdade te digo que não pode ver o Reino de Deus senão aquele que renascer de novo. Nicodemos lhe disse: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode entrar no ventre de sua mãe e nascer outra vez? Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus, o que é nascido de carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Não te maravilhes de eu te dizer que vos importa nascer de novo. O Espírito sopra onde quer, e tu ouves a sua voz, mas não sabes de onde ele vem, nem para onde vai. Assim é todo aquele que é nascido do Espírito. Perguntou Nicodemos: Como se pode fazer isto? Respondeu Jesus: Tu és mestre em Israel, e não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade te digo: que nós dizemos o que sabemos, e damos testemunho do que vimos, e vós, com tudo isso, não recebeis o nosso testemunho. Se quando eu vos tenho falado das coisas terrenas, ainda assim me credes, como creríeis, se eu vos falasse das celestiais? (João, III: 1-12)
6 -- A idéia de que João Batista era Elias, e de que os profetas podiam reviver na Terra, encontra-se em muitas passagens dos Evangelhos, notadamente nas acima reproduzidas (nº 1 a 3). Se essa crença fosse um erro, Jesus não deixaria de combatê-la, como fez com tantas outras. Longe disso, porém, ele a sancionou com toda a sua autoridade, e a transformou num princípio, fazendo-a condição necessária, quando disse: Ninguém pode ver o Reino dos Céus, se não nascer de novo. E insistiu, acrescentando: Não te maravilhes de eu ter dito que é necessário nascer de novo.

[Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo 4]

Reencarnação na Bíblia - Visão Espírita


Expositor: Haroldo Dutra DiasJuiz de Direito e Tradutor Bíblico

O expositor espírita mineiro Haroldo Dutra Dias e outros convidados, explicam sobre a reencarnação na bíblia no programa transição.

"Uma vida é pouco, uma vida é insuficiente para explicar a complexidade da existência, nos precisamos de um quadro mais amplo e este quadro mais amplo são as vidas sucessivas". HDD


Bate papo com o espírito Pai João de Aruanda pela mediunidade de Robson Pinheiro


No dia 28/01/2015, o espírito Pai João de Aruanda manifesta-se ao vivo na palestra "Felicidade sem culpa" com Robson Pinheiro. Na ocasião oferece para responder questionamentos dos internautas. Este vídeo é uma entrevista com Pai João de Aruanda, onde Marcos Leão leva até ele as perguntas enviadas pelos internautas presentes no evento.

Mediunidade Organização e funcionamento da Reunião Mediúnica Espírita

Patrocínio/MG,- Casa do Caminho
Expositor: Simão Pedro de Lima

Mediunidade, ou canalização, designa a alegada comunicação entre humanos (encarnados) e espíritos(desencarnados); ou a manifestação espiritual via corpo físico que não lhe pertence. Apesar de disseminada pela maioria das sociedades ao longo da história humana, foi a partir do século XIX que a mediunidade começou a ser um objeto de intensa investigação científica.
Embora não provada através da ciência stricto sensu, a mediunidade é corroborada por diversas doutrinas e correntesespiritualistas, sendo parte das raízes greco-romanas e judaico-cristãs da sociedade ocidental, bem como dosorientais hinduísmo e budismo tibetano.
Assim, em perspectiva espiritualista um espírito que deseja comunicar-se entra em contato com a mente do médiumativo, e, por esse meio, pode se comunicar por várias formas, como oralmente (psicofonia), pela escrita (psicografia), ou ainda se fazendo visível ao médium (vidência). Fenômenos de ordem física incluem levitações (poltergeist), batidas (tiptologia), escrita direta (pneumatografia), voz direta (pneumatofonia), voz eletrônica (electronic voice phenomena), etc. Também há a mediunidade de psicometria, que é muito usada como ajuda para a polícia, consiste em um médium ler impressões e recordações pelo contato com objetos comuns; e a mediunidade de cura, como acontece através do médium João de Deus. Outras formas de comunicação com os espíritos podem ser encontradas em O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec
Ressalta-se que embora recorrente em vertentes espiritualistas e grupos sociais, e bem evidente na Doutrina Espírita, a mediunidade não encontra-se estabelecida à luz da ciência stricto sensu, visto a própria existências de espíritos não encontrar-se cientificamente estabelecida perante os rigores do contemporâneo método científico .
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mediunidade

Tratamento na Casa Espírita



Um centro espírita é uma entidade filantrópica que desenvolve suas atividades com base na Doutrina Espírita,codificada nas obras básicas de Allan Kardec, motivo pelo qual muitos definem os espíritas como "Kardecistas. A Doutrina Espírita (o Espiritismo) não é a mesma coisa que o Espiritualismo porém está dentro deste, e o princípio do Espiritualismo é encontrado em várias das doutrinas/religiões que creem na reencarnação, no espírito além da matéria etc. Portanto, é uma doutrina diferente da aplicada em outras filosofias e religiões, tais como a Umbanda e o Candomblé.

Atividades

Em um Centro Espírita, como citado anteriormente, são realizadas algumas atividades, onde as mais comuns são:
  • Reuniões Públicas
Abertas ao público em geral, onde são apresentados em palestras, temas que vão desde Jesus e o evangelho, mediunidadelei de causa e efeito etc. Nos dias de reunião pública, na maioria dos Centros Espíritas são executadas também as atividades do Passe, atendimento fraterno e o fornecimento de Água Fluidificada.
  • Evangelização (ou Educação) Espírita
Aulas e atividades com crianças e adolescentes, cujo conteúdo é a transmissão da visão espírita sobre Deus, Prece, Jesus e seus ensinamentos, as Leis Naturais, as Leis Morais, temas evangélicos, as atividades do Centro Espírita e temas de interesse das crianças e jovens (sempre sob a ótica espírita), procurando despertar e/ou desenvolver virtudes para uma vivência espiritualizada e sadia no lar e na sociedade, dentro da perspectiva do espírito imortal.
Grupo de jovens que se reúne semanalmente para estudar o Espiritismo, realizar tarefas assistenciais e conviver de forma sadia.
  • Reuniões de Educação Mediúnica
Podem ser abertas ou fechadas ao público. É recomendado que estas reuniões sejam fechadas ao público, abertas somente a pessoas que estejam preparadas para participar destas, ou então onde o contexto e o planejamento da reunião permita a entrada de pessoas onde o objetivo da participação esteja de acordo com os princípios do Amor e da Caridade. Um exemplo deste segundo eram as reuniões realizadas pelo médium Chico Xavier, onde muitas pessoas tinham acesso ao recinto, por buscarem informações de seus entes queridos já desencarnados. Esta reunião é composta de Médiuns de Sustentação, Médiuns Esclarecedores e Médiuns Ostensivos. Espíritos são trazidos nestas reuniões, com o objetivo de tratamento pelos presentes no plano físico e extrafísico. Na maioria dos casos são espíritos desencarnados, mas eventualmente são trazidos espíritos encarnados, em estado de desdobramento. É uma reunião onde os trabalhos são desenvolvidos, ao mesmo tempo, no Plano Espiritual e no Plano Físico, cada plano com sua coordenação e com seus participantes, mas atuando todos em conjunto, sob a supervisão dos mentores do Plano Espiritual. O principal objetivo é atender os espíritos (desencarnados ou não) que estejam em sofrimento ou incorrendo em atitudes erradas e, com isso, ajudar os médiuns encarnados a educar as suas faculdades mediúnicas e a se aprimorarem moralmente através do exemplo. Nos encontros espíritos considerados superiores também passam mensagens de esperança e bom ânimo para os presentes.
  • Reuniões de Assistência
São semelhantes às reuniões de Educação Mediúnica, porém, fechadas ao público. A literatura espírita na maioria dos casos define esta reunião como "Reunião de desobsessão", mas este termo vem sendo modificado, em função de nesta reunião não participarem somente obsessores e obsediados, como também espíritos em casos de perturbação diferentes destes citados. É uma reunião onde os trabalhos são desenvolvidos, ao mesmo tempo, no Plano Espiritual e no Plano Físico, cada plano com sua coordenação e com seus participantes, mas atuando todos em conjunto, sob a supervisão dos mentores do Plano Espiritual. No meio espírita eventualmente se ouve falar de relatos sobre atividades socorristas realizadas nestas reuniões para ajudar espíritos desencarnados em desastres coletivos, como o atentado do World Trade Center, do Bateau Mouche, ou dos acidentes como os dos aviões da TAM e GOL, que aconteceram há pouco tempo atrás.
  • Reuniões/Sessões de Tratamento
Acontece geralmente no mesmo dia das reuniões públicas, mas em local isolado do local das palestras. A reunião é composta por Médiuns de Cura e Médiuns Ostensivos, onde o primeiro atua no chamado "Receituário Mediúnico", e o segundo auxilia com a doação de fluidos e nas aplicações a enfermos que procuram o Centro Espírita. Uma aplicação, de forma simplista, é semelhante ao Passe, mas com ação mais profunda no enfermo, após análise detalhada por médicos do Plano Espiritual. Nesta reunião também são realizadas cirurgias espirituais, com participação dos Médiuns Ostensivos e dos Médiuns de Cura. É uma reunião onde os trabalhos são desenvolvidos, ao mesmo tempo, no Plano Espiritual e no Plano Físico, cada plano com sua coordenação e com seus participantes, mas atuando todos em conjunto, sob a supervisão dos mentores do Plano Espiritual.


  • Trabalhos Assistenciais
O Centro Espírita também realiza trabalhos de cunho filantrópico assistencialista, como por exemplo creches e lares para órfãos e idosos, e também ações e eventos com o objetivo de arrecadação de alimentos, como a Campanha do Quilo. É comum o Centro Espírita realizar estas atividades semanalmente, uma ou duas vezes durante a semana. Alguns centros também fundaram hospitais com atendimentos gratuitos e fornecem cursos educacionais e profissionalizantes.
À exemplo do trabalho assistencial espírita, no natal de 1965 os médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira promoveram uma distribuição de alimentos e roupas para mais de onze mil pessoas que formaram uma fila na porta do centro Comunhão Espírita Cristã em UberabaMinas Gerais. Os espíritas têm a caridade como lema moral da doutrina. Segundo a doutrina, só através dela o espírito se aprimora e exercita os bons sentimentos, se afastando por consequência das tendências e influências negativas.
  • Receituário Mediúnico
É muito comum pessoas procurarem um Centro Espírita em busca de solução para seus problemas, como patologias físicas ou mentais. Quando alguém procura o Centro Espírita com objetivo do tipo, o procedimento recomendado e praticado pela maioria das casas espíritas sérias, é o do Receituário Mediúnico, que é uma espécie de receita médica, mas não uma. Obs.: Num Centro Espírita não são prescritos remédios da medicina tradicional, e sim sugeridos compostos da Homeopatia, somente.
O Centro Espírita deve possuir um departamento de "Atendimento Fraterno", que a pessoa em busca da ajuda deve procurar. Ao chegar neste departamento, a pessoa é atendida por um voluntário, que escreve no receituário o problema apresentado pelo solicitante. Após isto, o receituário é enviado para o Atendimento Fraterno, que analisa a necessidade e avalia sua gravidade. O membro do atendimento fraterno chama o solicitante para uma breve conversa, com o objetivo de realizar uma triagem, e também de entender melhor a necessidade apresentada. Uma vez considerado que é necessário intervenção da espiritualidade no caso apresentado, o receituário é enviado para a sala de tratamento, onde um Médium Ostensivo trabalhando com um médico do Plano Espiritual, irá atender à necessidade do solicitante, após examiná-lo (presencialmente ou à distância). Em outros casos, a própria equipe de atendimento fraterno realiza o atendimento, atendendo à necessidade do solicitante. O receituário preenchido pela equipe de tratamento geralmente é entregue ao final da reunião pública.
Casos comuns são os de pessoas procurando notícias de parentes desencarnados e pessoas buscando soluções para doenças e que não encontraram resposta na medicina tradicional. De acordo com cada caso são apresentadas as soluções, que às vezes podem ser recomendações de leitura, passes, como podem ser sugeridas cirurgias ou sessões de aplicações.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_esp%C3%ADrita

O Livro dos Médiuns e a Prática Mediúnica


Palestrante: Suely Caldas Schubert

Seminário "O Livro dos Médiuns e a prática mediúnica" em homenagem aos 150 anos de O Livro dos Médiuns.

Realizado em 12 de junho de 2011 na União Espírita Mineiro.

O Livro dos Médius ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores
Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na Prática do Espiritismo constituindo o seguimento de O Livro dos Espíritos. 

Divaldo P Franco: Agressividade


Encontro fraterno 2012 Bahia

Divaldo é um verdadeiro "apóstolo do Espiritismo", com mais de cinqüenta anos devotados à mediunidade e a caridade, e mais de sessenta como um importante orador espírita. Dos seus oitenta e sete anos, sessenta e sete foram devotados à causa espírita e às crianças excluídas, das periferias de Salvador, na Bahia. Para este último fim fundou, em 15 de agosto de 1952, junto com Nilson de Souza Pereira, a instituição de caridade Mansão do Caminho, que ajuda diariamente cerca de seis mil pessoas e abriga mais de três mil, centenas delas registradas como filhos do médium. Os direitos autorais de seus mais de 250 livros psicografados, que já venderam mais de oito milhões de exemplares, foram doados em cartório para esta e outras instituições filantrópicas.
Ainda que tenha uma alta produção e vendagem de livros psicografados, e realize um grande trabalho filantrópico, é como conferencista e missionário do Espiritismo no exterior que ele é mais conhecido. Representado como peregrino ou o "Paulo de Tarso do Espiritismo", Divaldo já percorreu mais de 50 países divulgando a doutrina em palestras de ampla publicidade.

Visitas