Austrália 2012 - Psicologia da Gratidão -  Perguntas e Respostas



Psicologia da Gratidão. Mediunidade ostensiva.  "O psiquismo dorme na pedra, sonha no vegetal, sente no animal e pensa no homem". Convivência com Animais. Viagem à Moçambique...

Eliseu, o Profeta



Eliseu (em hebreuאֱלִישַׁע, “Meu Deus é salvação”) é um profeta Bíblico. Era discípulo deElias
Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel Mehola, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastada família que possuía 12 juntas de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias. Ele ocupa esta posição por causa da sua designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.(2 Reis 1:17; 2:1, 9, 11, 12.)
Foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia e dentre eles estão listados:

  • Abriu as águas do Jordão com a capa deixada por Elias (2Reis 2:14)
  • Transformou uma fonte de água má em água potável utilizando sal (2Reis 2:19-22).
  • Amaldiçoou os rapazes que zombavam de sua calvice. Deus então envia duas ursas que matam e despedaçam quarenta e dois destes rapazes.(2Reis 2:23-24)
  • Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2Reis 3:11-27).
  • Multiplicou o óleo de uma viúva (2Reis 4:1-7).
  • Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, Eliseu orou e o trouxe de volta à vida (2Reis 4:8-37).
  • Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44).
  • Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2Reis 5:1-19).
  • Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7).
  • Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12).
  • Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e, profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2Reis 7).
  • Após a sua morte, quando um cadáver foi jogado em sua sepultura, assim que tocou nos ossos do profeta, voltou à vida (2Reis 13:20-21).

Lázaro vive.



De acordo com o Evangelho de João, as irmãs de Lázaro informam a Jesus que Lázaro estaria doente e precisando de ajuda. Porém, Jesus afirma: "Esta doença não é para morte, mas para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado." Jesus então atrasa a sua viagem por dois dias. Os discípulos de Jesus temem voltar à Judeia, mas Jesus os ordena que o sigam, afirmando:"Lázaro morreu e por vossa causa folgo de não me achar lá, para que creiais". Quando eles chegaram em Betânia, Lázaro já estava morto e enterrado havia quatro dias. Marta, a irmã de Lázaro, diz então a Jesus: "Senhor, se tivesses estado aqui, não teria morrido meu irmão", mas Jesus reafirma para ela que seu irmão irá retornar e afirma:
«Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo o que vive e crê em mim, nunca jamais morrerá; crês isto?» (João 11:25-26)
Jesus então travou um diálogo similar com Maria, irmã de Lázaro e de Marta, que chorava juntamente com outros judeus. E então"Jesus chorou", compadecido. Logo em seguida, ele vai com todos até o túmulo de Lázaro, que já cheirava mal e diz: "Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?". Logo em seguida, em oração, ele pede:
«Pai, graças te dou que me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa desta multidão que me cerca, a fim de crerem que tu me enviaste.» (João 11:41-42)
Após ter dito isto, Jesus gritou em voz alta: " Lázaro, sai para fora!" O morto então saiu, com as mãos e pés enrolados em tiras de linho e com panos à volta do rosto. Jesus disse então ao grupo: "Desatai-o e deixai-o ir."

Samuel, o menino profeta



Filho de Elcana,1da tribo de Efraim2 e Ana.1
Terá sido o último dos juízes de Israel, e o primeiro dos profetasregistados na história do seu povo. Terá ungido os seus dois primeiros reis, Saul e David. Poderá ter vivido algures por volta de 1095 a.C..
Samuel foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas. Homem de profunda piedade e discernimento espiritual dedicava-se totalmente à realização dos propósitos de Deus para o bem de Israel. Sendo ele descendente da linhagem de Arão, sucedeu a Eli no cargo sacerdotal. Ao que parece, foi o primeiro a estabelecer uma instituição para o preparo dos jovens que desejavam abraçar a vocação profética. Viu-se na contingência de guiar a Israel em algumas das mais profundas crises de sua história; no desempenho de suas funções quase alcança a estatura de Moisés. Deus nunca pretendeu que Israel tivesse outro rei além dele. Mas o povo começou a olhar para outros povos e a desejarem um rei. Podemos afirmar que a vida do povo de Deus pode ser resultado de sua vontade diretiva ou permissiva, isso vai depender da escolha; ele foi comissionado para ungir a Saul, o primeiro rei, e a David, o maior dos reis de Israel.
Samuel significa literalmente:"Seu nome é Deus", ou, "Nome de Deus". Seu significado contextual significa: "Pedido de Deus" ou "do Senhor o pedí".

Salomão

Salomão é um personagem daBíblia(mencionado, sobretudo, no Livro dos Reis), filho deDavid com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos (segundo algumascronologiasbíblicas, de 1009 a922 a.C.).
O nome Salomão ou Shlomô (em hebraico:שלמה), deriva da palavraShalom, que significa "paz" e tem o significado de "Pacifico". Também chamado de Jedidias (em árabe سليمان Sulayman) peloprofeta Natã, nome que em hebraico significa "Amado de Jeová". (II Samuel 12:24, 25).
Foi quem ordenou a construção doTemplo de Jerusalém, no seu 4.º ano, também conhecido como o Templo de Salomão, levado a efeito por Hiram Abiff, segundo a Bíblia, em Reis e em Crônicas. Depois disso, mandou construir um novo Palácio Real para o Sumo Sacerdote, o Palácio da Filha de Faraó, a Casa de Cedro do Líbano e o Pórtico das Colunas. A descrição do seu Trono era exemplar único em seus dias. Mandou construir fortes muralhas na cidade de Jerusalém, bem como diversas cidades fortificadas e torres de vigia.
Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado sem guerras. Foi após a sua morte, que ocorre o previsto cisma nas Tribos de Israel, originando o Reino de Judá (formado pelas 2 Tribos), ao Sul, e o Reino de Israel Setentrional (formado pelas 10 Tribos), ao Norte.
Salomão ordenou a construção do primeiro Templo de Jerusalém, o qual começou a ser construído no quarto ano de seu governo, no segundo mês do ano 480 depois da saída de Israel do Egito. Foram necessários 30.000 trabalhadores para serrar a madeira no Líbano, 70.000 para o transporte das cargas e 80.000 que talhavam as pedras nas montanhas, além de 3.300 chefes-oficiais.9

Os Milagres de Jesus

Jesus acalma tempestade. Mulher é curada de sangramento de 12 anos. A cura de Sara, filha de Jairo. Cura de Paralítico de Nascença. Jesus anda sobre as águas.

Senhor, Eu Acredito


Centurião pede pela vida do seu servo amigo. Volta à vida de um jovem considerado morto. Talentos distribuídos para os discípulos. Cura de 2 cegos. Cura de um rapaz sob o domínio de um espírito do mal.

Prece de Cáritas


Deus nosso Pai, 
que Sois todo poder e bondade, 
dai força àqueles que passam pela provação, 
dai luz àqueles que procuram a verdade,
e ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. 
Deus
dai ao viajante a estrela Guia, 
ao aflito a consolação, 
ao doente o repouso. 
Pai
dai ao culpado o arrependimento, 
ao espírito, a verdade, 
à criança o guia, 
ao órfão, o pai. 
Que a vossa bondade se estenda sobre tudo que criaste. 
Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e
esperança para aqueles que sofrem. 
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores, 
derramarem por toda à parte a paz, a esperança e a fé. 
Deus
um raio, uma faísca do Vosso divino amor pode abrasar a Terra, 
deixai-nos beber na fonte dessa bondade fecunda e infinita, e
todas as lagrimas secarão,
todas as dores acalmar-se-ão. 
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, 
como um grito de reconhecimento e de amor. 
Como Moisés sobre a montanha,
nós Vos esperamos com os braços abertos. 
Oh! bondade, Oh! Poder, Oh! beleza, Oh! perfeição, 
queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.
Deus,
Dai-nos a força no progresso de subir até Vós,
Dai-nos a caridade pura,
Dai-nos a fé e a razão,
Dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas
O espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.


A prece, denominada De Cáritas, tem sido querida e contritamente orada por várias gerações de espíritas.CÁRITAS era um espírito que se comunicava através de uma das grandes médiuns de sua época - Mme. W. Krell - em um grupo de Bordeaux (França), sendo ela uma das maiores psicografas da História do Espiritismo, em especial por transmitir da lavra de Lamartine, André Chénier, Saint-Beuve e Alfred de Musset, além do próprio Edgard Allan Poe. Na prosa, recebeu ela mensagens de O Espírito da Verdade, Dumas, Larcordaire, Lamennais, Pascal, e dos gregos Ésopo e Fenelon.A prece de Cáritas foi psicografada na noite de Natal, 25 de dezembro, do ano de 1873, ditada pela suave Cáritas, de quem são, ainda, as comunicações: "Como servir a religião espiritual"e "A esmola espiritual".Todas as mensagens que Mme. W. Krell psicografada em transe, e, que chegaram até n;os, encontram-se no livro Rayonnements de la Vie Spirituelle, publicado em maio de 1875 em Bordeaux, inclusive, o próprio texto em francês (como foi transmitido) da Prece de Cáritas.

Música: Alma Gêmea


Letra de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier no livro "Há Dois Mil Anos".

Sexualismo e Espiritismo

Seminário para os jovens, com Anete Guimarães


Como parte das comemorações dos 100 anos de espiritismo em Uberlândia, o Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade (CEFEC) e a Mocidade Espírita Ismael (MEI) convidam para o Seminário Sexualidade e Espiritismo, com a psicóloga, professora e pesquisadora espírita Anete Guimarães, do Rio de Janeiro.

Visitas